sexta-feira, 30 de maio de 2014

A Força da Gratidão


A Força da Gratidão

Diário de Teresópolis, 29 de maio de 2014
 

“Reconhecer as coisas boas que você já tem em sua vida é a fundação para toda Abundância.” Eckhart Tolle,

                Já parou para prestar atenção se você se sente realmente grato? É costume agradecer quando alguém presta um favor, é gentil, dá um presente ou ajuda de alguma forma, isso é algo que é ensinado pelos pais e professores na infância e que se tornou uma convenção. Mas será que é realmente sentido? Será que se percebe o bem que faz a si mesmo e ao outro, quando se é grato? Existe o agradecer por educação e o sentir realmente grato. Esse sentimento é passageiro, dura apenas aquele momento em que algo foi bom? Ou ele é um constante fluxo em sua vida?

Talvez estejamos acostumados a olhar para as faltas, para o que não deu certo, e reclamar seja o mais comum. Como disse no artigo da semana passada, o papel de vítima nos toma às vezes exigindo reparações, culpando o outro pelas insatisfações, trazendo lamúrias e lamentações.

Quantas pessoas felizes, encontramos no decorrer de nosso dia? Hoje mesmo conversando no trabalho me perguntaram num tom de questionamento, porque quis vir morar aqui em Teresópolis, como se viver aqui não fosse bom. E engraçado que quando vou ao Rio de Janeiro encontro pessoas que estão loucas para sair de lá e vir pra cá. Ser grato é estar em estado de graça, é ser feliz. Costumo perceber esse estado em pessoas espiritualizadas. A entrega a algo maior o leva a se conectar com o seu mais profundo ser, que sabe, que flui, que confia, o ser espiritual. E não importa onde morem, com os problemas que cada cidade possui, estão bem, porque seus mundos internos estão em paz. O caos pode estar reinando do lado de fora, mas dentro delas está tudo bem.

Aqui me refiro à espiritualidade que pode ser vivida com ou sem religião. Algumas religiões inclusive, perderam o real significado de seu nome “religare” que significa, religar-se com o espírito, e estão tão cheias de julgamentos que mais se afastam de uma consciência do Sagrado.  

Por outro lado, já ouvi julgamentos a respeito de pessoas espiritualizadas: “São alienadas”. “Como ser feliz quando o mundo está cheio de problemas, com as contradições, desigualdades, injustiças?” Realmente só um ser iluminado consegue não se abalar com tantas coisas difíceis de engolir. A espiritualidade leva a perceber o mundo com menos julgamentos, de uma condição mais ampla de realidade, percebendo mais conexões entre as partes de um Todo do que focar num acontecimento pontual. Como por exemplo, agradecer por situações não tão boas, mas que trouxeram bastante aprendizado, a ponto dessas lições trazerem mais felicidade no futuro. Por isso este pensamento mais amplo e sistêmico advindo da espiritualidade, permite a não resistência aos acontecimentos.

Não estou dizendo que seja fácil e que também não devemos nos indignar perante injustiças ou reclamar por algum direito. Importante pensar: “Há alguma coisa que eu possa fazer para mudar essa situação?” Se tiver, faça-o. E depois libera sua mente para outros assuntos. Lotar a mente de pensamentos e preocupações só vai trazer ansiedade e gastar sua energia. Em alguns momentos quem reclama e fica preso a este estado, acaba aumentando os problemas. A gratidão traz um estado de concordância com a vida que acaba por fazê-la fluir e as portas se abrirem.

Algumas pessoas agradecem por coisas que ainda não aconteceram, essa é a maior prova de fé que já encontrei. E porque acreditam acabam criando. Viver em gratidão também traz um sentimento de pertença ao presente, que é o momento poderoso em que podemos realmente criar. Viver no passado, traz nostalgia e às vezes depressão. Viver no futuro, ansiedade. Na dimensão do presente, a vida fica cooperativa. No aqui e agora ficamos inteiros de corpo e alma, manifestando todo nosso potencial criativo. Não tem nenhuma parte nossa que fica de fora ou dividida, como quando o corpo fica aqui e a cabeça no futuro ou no passado ou em outro lugar.

Normalmente se espera que tudo esteja bem para aí sim agradecer e ficar feliz. Quando eu me casar, quando eu acabar a faculdade, quando eu passar no concurso, quando eu trocar de emprego, quando a corrupção acabar e assim a felicidade fica protelada. Agradecer requer humildade para receber, honrar as conquistas, reconhecer o bem que o outro ou você mesmo fez e assim torna-lo digno de um merecimento. Ficar feliz com o que se tem pode  trazer mais paz,  prosperidade e caminhos abertos. Não custa experimentar!

Gratidão!

Sílvia Rocha – silviaayani@gmail.com

Blog: www.silvia.renata.rocha@blogspot.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário