quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

9 Tipos 9 Paixões


9 Tipos, 9 paixões

“Descubra o que você é e seja-o” - Píndaro

                O Eneagrama da personalidade é um modelo psicológico moderno que resultou da união de diversas antigas tradições de sabedoria e da psicologia moderna. Alguns autores citam Gurdjieff como tendo introduzido no ocidente através de fontes Sufis. Tem sido usado para psicologia clínica, no desenvolvimento empresarial, para auto-conhecimento e em alguns círculos espiritualistas. Vem ajudando pessoas de todos os credos, raças e nacionalidades a se conhecer. Sem auto-conhecimento não poderemos alcançar níveis muito altos de espiritualidade pois sempre teremos o ego para nos desafiar.

                Quando uma pessoa identifica seu tipo no eneagrama ou eneatipo, ela pode começar a trabalhar nas questões principais que pedem lapidação. Podemos identificar características nos nove tipos, mas tem um que vai definir melhor sua personalidade. A sua energia psíquica vai estar investida emocionalmente em uma determinada paixão ou motivação. Conhecer essa tendência sua e de pessoas próximas vai fazer com que nos tornemos mais compassivos, além de possibilitar um caminho para a transcendência de dificuldades.

                Eis os tipos:

1 – O Perfeccionista ou reformista– Sua visão é de que “O mundo é um lugar imperfeito e é necessário realizar um trabalho voltado para o aperfeiçoamento.” Busca a perfeição por isso preocupa-se com o erro e sente-se impelido a repará-lo, quase como um herói, o que acarreta um custo de enrgia muito grande. Sentem raiva quando algo não sai de acordo com o que pensam ser o certo e esta raiva impulsiona uma ação. Seguem princípios e são éticas mas acabam sendo escravas de sua rigidez. Nos relacionamentos são possessivos e ciumentos. Precisam aprender a relaxar.

2 – O doador ou ajudante – Voltado para o aspecto interpessoal, sua visão de mundo é: “As pessoas dependem de mim, sou necessário.” São amigáveis, empáticas, afetuosas mas também podem ser sentimentalistas e aduladoras. Esforçam-se para agradar o outro e na verdade temem não agradar. Dependem da aprovação do outro e podem manipular para conseguir o que querem, dependendo de seu grau de sanidade. Orgulham-se de serem úteis e querem ser indispensáveis.  Tem dificuldade de cuidar de si mesmo e  reconhecer suas próprias necessidades. Seduzem para não ficarem sozinhos. Ficar sozinho é onde mais crescem e precisam aprender a receber.

3 – O realizador – Imagem e status são o que almejam, acreditam que:  “O mundo valoriza um campeão”. Movido pelo sucesso, são seguras de si e colocam no trabalho uma paixão excessiva. Competitivas podem se tornar workaholics, viciadas em trabalho. Sentem-se amados por suas conquistas. Gostam de aplausos. Identificam-se muito com o papel social que desempenham, cargo que ocupa. A ênfase está no prestígio e nos ganhos. Podem confundir bem estar financeiro com o emocional. Precisam aprender a mergulhar fundo nas emoções e sentimentos e descobrir que tem valor pelo que são e não pelo que fazem ou quanto ganham.

4 – O romântico trágico ou o individualista – Romântico e introspectivo o tipo 4 acredita que “Algo está faltando. Outros o tem, mas eu não. Fui abandonado.” Os românticos querem se relacionar com pessoas indisponíveis, acreditando que serão felizes se... Veem o melhor naquilo que lhe falta. Sentem-se como se tivessem cometido um erro e que a felicidade mora em outro lugar. Melancólicos, crescem quando aprender a sentir satisfação com o que têm.  Precisam eliminar a auto-sabotagem. Podem ser muito criativos e inspirados e capazes de renovarem-se. Basta saber que a perda é real, chorar e partir para outra. Aceitar o que está a seu alcance.

5 – O observador ou investigador -  Vivem no mental e gostam de privacidade, sua visão é: “O mundo é invasivo. Preciso de privacidade para pensar e recarregar minhas baterias.” É concentrado, gosta de pouca visibilidade e não gostam de ter necessidades. Reduzem seus contatos e posses para uma auto-preservação.  A avareza nesse sentido o protege. O domínio de seu intelecto também o faz um observador, distante das vivências das emoções. Precisam questionar a crença de que sentimentos levam à dor. Podem aprender também a valorizar a espontaneidade e unir mente  e emoção. Podem vir a ser pioneiros e visionários adiante de seu tempo.

6 – O Patrulheiro ou Partidário  - Valorizando a segurança, sua visão é: “O mundo é um local ameaçador e as autoridades são questionáveis.” O medo leva a lutar ou fugir. Sempre desconfiados precisam encontrar pessoas para se vincularem para diminuir o temor de auto-preservação. Amigos diminuem o medo, pois dão suporte. São capazes de se engajar em causas sociais, são esforçadas e responsáveis e dignas de confiança. Indecisas, reativas e algumas vezes rebeldes devido a uma insegurança interior, precisam aprender a confiar e a verificar se os temores são reais ou pura imaginação.

7 – O epicurista ou estusiasta – Espontâneas, versáteis, brincalhonas, joviais e otimistas a visão de tipo sete é: “O mundo é repleto de oportunidades e opções.” Também são dispersas e pouco disciplinadas, mas quando focadas realizam metas com alegria. Costumam assumir mais tarefas do que podem dar conta por serem impulsivas. Optar pelo prazer pode ser um escape da dor, pode aprender a aprofundar mais ao invés de optar pela superficialidade e também assumir compromissos reais.

8 – O patrão ou o Desafiador – Forte e dominador, seguro de si e assertivo os tipos 8, tem como visão: “O mundo é um lugar injusto. Eu defendo os inocentes.” Por precisarem do controle das situações acabam por ser intimidadoras. Tem dificuldades com a intimidade emocional, são orgulhosas e protetoras. Tomam a iniciativa e são convictos de que tem alguma verdade. Precisam aprender a esperar e a ouvir antes de agir para não serem tiranos. Mestres do auto-domínio podem vir a deixar sua marca heroica na história.

 

               

               

               

Nenhum comentário:

Postar um comentário