segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Para que seja realmente novo!


Para que seja realmente novo!

“O fruto já está dentro da semente”- Sabedoria Kahuna

                Um ano começa e junto dele um frescor de novidade. Quem não quer mudanças positivas? Que tudo que está difícil se conserte e tudo que está velho se renove?  O novo só vem se você realmente se abrir para ele. Se você está pesado com bagagens do passado não vai ter espaço para receber o novo, você não vai nem conseguir enxergar o novo quando ele aparecer.

                Ano novo tem essa magia, nos faz acreditar, renova a fé, tão essencial para movermos nossas vidas em direção ao que queremos. A fé, cria, a crença promove.  E a melhor crença que podemos ter é a do merecimento.  Esta abre o caminho para recebermos exatamente o que queremos, mas que algumas vezes nos boicotamos. Esse auto-boicote normalmente vem de culpas de “erros” do passado. A vida proporciona uma série de lições a serem aprendidas. Julgamos o tempo todo, as situações vividas, mas podemos sempre ampliar nossas percepções. Um relacionamento difícil e sofrido pode ter sido necessário para se valorizar o próximo mais sereno e pacífico. Perder dinheiro num negócio pode gerar o conhecimento necessário para outro excelente no futuro. E daí por diante.

Se você plantar maçã vai colher maçã, não vai colher abacaxi. Importante saber plantar bem seu sonho. Plantar e cuidar. Existe um caminho a ser trilhado. No dia de hoje, ano começando, você pode apenas visualizar o caminho a ser percorrido rumo a um resultado desejado. Você é o guardião deste caminho, o mantenedor do seu propósito. Você e mais ninguém. Esse caminho não é linear, a vida não vem em linhas retas. Podemos pensar numa espiral ascendente onde cada queda, tropeço pode servir de novo recomeço para seguir avante. Livre-se de sentimentos de injustiça. Você está exatamente onde tem que estar, onde precisa aprender, caso contrário já teria saído dessa situação. Esse sentimento de vítima não combina bem com quem quer criar uma vida nova.

O sofrimento é muitas vezes causado pelos pensamentos. Mudando pensamentos, você se livra de boa parte do sofrimento. Dificuldades no caminho acontecem para testar mais ainda sua vontade de vencer. As dificuldades podem aumentar muito de tamanho se você der poder a elas. Ou você pode fortalecer seus pensamentos de fé e nutrir bons sentimentos em função disso. O Ser Humano é feito de idéias que guiam a vida, e de escolhas sobre o que pensar e sentir.

Idéias são sementes que precisam ser nutridas e cuidadas para que cresçam saudavelmente. Se você tem um plano grandioso, o silêncio torna-se imprescindível. Como a semente cresce silenciosa e invisível embaixo da terra. Uma hora vai começar a aparecer, mas já vai ter raízes plantadas no solo. Não é o medo da inveja, essa também só vai ser nociva se você permitir dando força para ela. Uma idéia precisa se fortalecer dentro de cada um, criando um corpo de energia. E se você fala, essa energia vaza e se perde. O silêncio nutre o seu interior. O compartilhar é bem vindo na hora da colheita e durante o processo se a quem você compartilha te dará forças.

Sentimentos negativos podem ser ervas daninhas nesse jardim. É bom fazer essa limpeza sempre, buscando transformar raivas, tristezas e medos em amor, alegria, harmonia. Não é negar as emoções, mas não deixá-las que assumam as rédeas da vida. Expressá-las na medida em que acontecem e retomar o centro. Existe um centro em cada um de nós, estar nele nos traz equilíbrio.

Dúvidas também enfraquecem seu desejo. A dúvida divide a energia, consome boa parte dela retirando-a do sonho. Viver intensamente a dúvida a faz diluí-la e dar lugar a certeza. É preciso legitimizá-la e resolvê-la. Dúvidas acontecem, o fingir que não existem é que é perigoso pois quando se menos esperar elas podem aparecer e enfraquecer.

Para criar o novo este ano, é preciso pintar um quadro novo, imagens com as cores que você deseja.  Essas cores expressam as emoções que você vai sentir quando tiver realizado e talvez você já possa convidar essas emoções a preencher você nesse instante pelo simples fato de você já ter visualizado a sua realização. Isso dá força para a sua concretização.

Tem gente que vive a vida apenas para sobrevivência. É possível pensar a vida em termos de realizações. Não se pode escapar do resultado de suas ações. Tudo o que se fizer terá uma consequência e isso depende unicamente de você.

Boa Semeadura! E Feliz 2015!

Sílvia Rocha – Psicóloga Transpessoal Junguiana, crp:05/21756

Arteterapeuta e consteladora familiar sistêmica


Nenhum comentário:

Postar um comentário