segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Resoulções para 2014



Resoluções para 2014
Diário de Teresópolis, 27 de dezembro de 2013

                É tempo de aproveitar essa energia de alegria e celebração de fim de ano para criar as resoluções para o próximo ano. Com frequência ouvimos aquelas promessas de que no ano que vem tudo será diferente. “Vou fazer uma dieta, vou economizar, vou viajar, vou trabalhar mais, ou trabalhar menos, estudar, casar, etc.” É um ótimo momento carregado de energia de renovação, então é bom aproveitar. Só que algumas resoluções acabam caindo no esquecimento e não se realizando.

                Essa lacuna entre o desejo e a realização se deve ao fato de não se assumir disciplina e  comprometimento. Uma meta precisa de direção e trabalho. É como um alvo, e o compromisso,  a flecha. O lançamento de uma flecha é uma boa  metáfora para um compromisso assumido, uma vez lançada, não tem como voltar atrás.

                Para ter uma direção, é necessário saber qual o lugar de chegada. Descrever detalhadamente a meta a alcançar, é o primeiro passo. Escrever – pois tudo que é importante precisa ser escrito - colocando uma data, um local, visualizando a realização de forma mais realista. Por exemplo, se for passar num concurso a meta que quer alcançar, precisa visualizar a data da posse do novo cargo. A realização da prova é uma etapa do cumprimento da meta, mas a meta é depois que  já se souber da aprovação.  Criar na imaginação o nome no jornal, por exemplo. Cabe à criatividade formular essas visualizações, pois é como se elas ensaiassem aonde se quer chegar. Criar na mente, gera essa possibilidade.

                Lutar é preciso!  A zona de conforto é aquele lugar convidativo que não deixa você avançar na vida. Listar os possíveis boicotes que você mesmo pode fazer, é uma forma de não ser pego de surpresa. Ter consciência deles é uma forma de dominá-los. Preguiça, sentimento de não merecimento, pessimismo, falta de firmeza, e algumas tentações e testes - que você deve imaginar quais são, para te tirar do caminho, são alguns exemplos. Escolher, implica em saber perder, abrir mão.  Pois quando você escolhe um caminho, perde outro. Estudar para um concurso é um bom exemplo. Você perde horas de lazer, momentos em família, talvez; saídas noturnas. Os ganhos são adiados e é preciso ter determinação para se manter firme em seu propósito. Se for fazer uma dieta saudável, será abrir mão de doces e frituras. Colocar fotos ou imagens que lembre de seu sucesso, pode ser muito motivador. De qualquer maneira, é um sinal de inteligência saber esperar, fazendo o dever de casa diário. 

O trabalho deve ser diário para se tornar consistente. Mudança de hábito, precisa de consciência e persistência.  É mais fácil continuar no conhecido e seguro. Lançar-se, pede acionar aquela parte de nós, heróica e guerreira.

Podemos criar metas nas principais áreas da vida: saúde, família, trabalho, finanças, social, comunitária, espiritual. Seguem algumas reflexões sobre cada área, que podem ajudar a criar metas:

Cuidar da saúde é ter bem estar físico e prevenir doenças. Não deixe pra pensar na saúde, só quando sentir falta dela, ou seja, quando ficar doente. Fazer um exercício físico, ter uma alimentação saudável,  dormir bem e ter lazer, são aconselhados para uma vida saudável. Também acrescento à lista, o cuidado com os pensamentos e com as emoções.

Cuidar da família é uma nutrição emocional. Dedicar tempo para os pais, filhos, avós, netos, companheiro (a) é dar atenção à saúde emocional. A família é o lugar de troca de afetos, é dos ancestrais que vem nossa fonte de força, essencial para nosso bem estar. E são nos filhos que estão a continuidade da vida.

No trabalho é importante saber qual sua medida. Há quem trabalhe demais, comprometendo as outras áreas da vida. Há quem trabalhe por dinheiro apenas, tornando-o um sacrifício. Trabalho pode ser uma expressão de sua criatividade, assim você se torna realizado no que faz. Estudar é para sempre, pois se aprimorar, leva a um crescimento no mínimo pessoal e possivelmente  de carreira.

As finanças não devem ser a finalidade em uma meta, mas uma boa consequência. Seja por um trabalho bem feito, um negócio bem planejado e executado, um esforço merecido. Prosperidade tem a ver com auto-valor e capacidade. É uma boa auto-análise verificar se o que se ganha é o que se merece.

Na esfera social, vale pensar nos amigos, colegas, círculos, grupos e lugares onde se pode conhecer novas pessoas. É nos encontros que construímos a nossa identidade e nos renovamos. Ventilamos as ideias e trocamos energia, conhecimento e prazer.

Olhe ao redor, o que você  faz pela sua comunidade, pela sua cidade e por sua natureza? Como você exerce sua cidadania? Você é parte de um sistema, um simples gesto pode ter consequências pequenas ou grandes. Ter essa consciência leva à responsabilidade e ao poder que cada um tem, de ser exemplo, de gerar mudanças, de ser um ativista.

Independente da religião que se segue, a espiritualidade pode ser praticada no dia-a-dia, com a crença em um plano maior. Uma prática espiritual precisa ser realizada com vontade e não obrigação. Vir de dentro pra fora e não imposta. A espiritualidade verdadeira é aquela que faz você viver valores como fraternidade, fé e humildade, que antes de mais nada, humaniza e leva a uma evolução. 

E falando em valores, checar se suas metas estão em harmonia com todos a sua volta é trazer ética e mais força para sua realização. Compartilhar suas metas com alguém, é se comprometer mais ainda com elas. A testemunha pode ao longo do ano lembrar a você do caminho escolhido, te apoiar e até cobrar. E construir metas comuns ao seu companheiro fortalece a relação.

Criar metas é canalizar sua energia vital para a realização de algo, sem se perder com distrações. Assim, se você escolhe plantar batata, vai colher batata, é uma lei natural. Porém, precisamos ficar atentos aos sinais que a vida dá. Por mais que objetivos sejam criados, não podemos controlar tudo! Se algo acontece no meio do caminho e que você interpreta como uma nova oportunidade, a flexibilidade para mudar a direção é indicada.  Entregar a um plano maior é confiar que tudo tem um sentido, mesmo que este não se apresente na hora.

Algumas lições são disfarçadas em perdas. Revisitar o passado pode ser muito útil para aproveitar as experiências vividas.  Metas são capítulos de um grande livro que é a vida e o sentido maior de tudo pode ser apreendido mais pra frente. O importante é que o caminho tenha um propósito e o futuro, você pode sonhá-lo, agora! Sílvia Rocha – psicóloga silviaayani@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário