segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Organize-se Parte I - O Espaço


Organize-se
Parte I – o espaço
Diário de Teresópolis, 09 de janeiro de 2014

Início de ano é tempo de se organizar. Desde a compra dos materiais escolares dos filhos, planejamento financeiro, viagem, metas no trabalho, estudos,  encontrar mais os amigos, até arrumar um(a)  companheiro (a) e melhorar a saúde.  Há quem prefira ir fluindo na vida, sem grandes planejamentos, mas sempre necessitamos de um mínimo de organização. Para fazer uma viagem, precisamos arrumar as malas e decidir o que colocar dentro e o que deixar de fora. A mesma coisa acontece em qualquer “viagem” escolhida.  

Então podemos pensar que a mala é o espaço físico que você vai atuar: Sua casa, seu escritório ou local de trabalho.  Arrumação do espaço precisa estar condizente com sua movimentação nele, e ser fácil para encontrar as coisas. O mínimo de coisas, facilita não só a circulação física pelo espaço como também a energética. O seu espaço vai ditar a vida que você quer levar.

Sua casa é um espelho de seu interior e vice-versa. Se você se sente confuso, arrume a casa. Colocar uma gaveta em ordem já vai trazer uma sensação de ordem interna, controle e segurança. Os atos tem um efeito em nosso interior.   Experimente.  Quem quer estudar precisa ter um local silencioso e arrumado para poder se concentrar. Excesso de coisas embaralha a mente. Para quem quer produzir obras de arte, um espaço que estimule a criatividade, com uma vista agradável, ventilado, despojado  e amplo.

Por outro lado, excesso de arrumação e limpeza passam a sensação de uma casa vazia, sem vida. Onde tem pessoas circulando, tem alguma coisa fora do lugar, tem vida. Morar numa casa não significa necessariamente ocupá-la, tomá-la. Ela pode estar abandonada, carente de espírito. Neste caso cabe a reflexão: você está se abandonando?  É preciso presença, cuidado, amor, olhar, tempo e relacionamento com ela para transformá-la num lar. Necessita de um clima afetivo, alegria, um lugar onde crianças crescem em segurança, onde bem estar e qualidade de vida imperam.

Os símbolos representados em quadros, objetos, cores, mobílias também nos transmitem aonde os passageiros desta casa estão indo.  É muito pessoal cada item escolhido para ocupar uma casa. O importante é que seus habitantes se sintam bem e em harmonia, e não “briguem” com a arrumação.

Cada cômodo de sua casa, pode trazer numa leitura simbólica,  informações sobre sua vida. Analise cada um e faça um diagnóstico. A sala é geralmente o ambiente social, de receber familiares e amigos, de brincar com as crianças. Existe nessa sala um lugar convidativo e acolhedor? Você tem recebido pessoas em sua casa, mais ou menos do que gostaria? A cozinha é o local da nutrição, o calor do fogo, que tanto atraem as pessoas - que acabam terminando as reuniões na cozinha. Como está este espaço? O quarto é seu lugar de intimidade, do descanso  e do sonhar. Para os casais, é o lugar do encontro íntimo, tanto físico quanto emocional e mental. Das conversas, do se relacionar. O escritório precisa ser funcional, prático e organizado. O banheiro, muito bem asseado.

E aquela área da casa que é a da bagunça? É a sombra da casa, refletindo a sombra dos moradores, que é aquele lugar para onde vão os assuntos evitados, que incomodam. Quase todas as casas tem um lugar pouco frequentado ou entulhado, esquecido, que precisa ser visto e encarado com disposição e coragem para liberar a estagnação. Perceba se existe uma relação de uma área estagnada de sua vida com  este cômodo entulhado.

As bagunças são geradas quando as coisas não tem um lugar para irem. Excesso, gera até sujeira e um ambiente insalubre, quando não se consegue jogar fora. Dependendo, pode até sinalizar uma patologia, onde uma ajuda profissional se faz necessária.

O lixo foi feito para ser usado. E reciclado. Jogar fora coisas não usadas, encostadas, sujas, quebradas traz uma leveza para a casa e para você. Desapegar e abrir espaço para coisas novas, dentro e fora de você. Um bom começo é buscar o significado daquilo que você está guardando. Reciclar, traz mais leveza ainda. Reciclando coisas, histórias e emoções e ainda você não estará entulhando o planeta.  Se expandirmos nossa percepção, constataremos que nossa verdadeira casa é o planeta. E precisamos estender nosso cuidado, principalmente para ele. Por isso antes de comprar qualquer coisa temos que pensar que um dia virará lixo. Precisamos trazer mais consciência na hora do consumo.

Além do espaço, o tempo também precisa ter gestão. Este, pode esperar a próxima semana. O que adianto é que este pode ser um momento de gestação e preparação para tomar impulso para o resto do ano. De malas prontas para seguir em frente: Boa Viagem!

Sílvia Rocha – Psicóloga crp: 05/21756, Arteterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário