sexta-feira, 1 de maio de 2009

Auto-estima - a chave do viver bem

AUTO-ESTIMA
A Chave do Viver Bem

“Quem ousaria voar com as asinhas de um pardal depois
de ter recebido a força de uma águia? “
- Um Curso em Milagres


Auto-estima é capacidade que todos tem de se amar, aceitar e respeitar em todas as potencialidades e limitações. É o amor por si mesmo que faz transcender qualquer dificuldade e que leva ao bem estar consigo e com sua vida
Quem tem auto-estima elevada busca metas desafiadoras, aceita correr riscos, lança-se ao novo, apresenta idéias inovadoras, é flexível, tem ambição, nutre relacionamentos abastecedores. Aposta na vida com vitalidade e expansividade. Possui a sensação de auto-eficiência e competência. Quer aprender sempre mais. Ri de si mesmo e tem prazer de estar vivo. É assertivo e tem motivação para seguir em frente. A referência interior é mais forte do que críticas externas, filtrando as informações que vem de fora. Confiam nas suas percepções e intuições.
Quem tem a auto-estima baixa, busca segurança no conhecido, segue sua rotina, é conservador e busca se defender. Identificam-se com os momentos de crise, confusão e conflito. Tem menos aspirações e realizações, sente um vazio interior, possui relacionamentos dependentes, , repetem padrões. Tem comportamento auto-destrutivos. A opinião dos outros abatem. Ás vezes disfarçam numa atitude arrogante e de superioridade. Tem muito medo.
Fazer comparações é um convite a abaixar a auto-estima. Sempre vai haver algo que o outro faz melhor que você assim como o contrário. Se quiser, faça comparações com você mesmo. Como você estava ano passado? Tem evoluído? Para aumentar a auto-estima sinta prazer em ser quem você é.
A culpa é inimiga do amor próprio. Para ela, existe o perdão e a humildade de reconhecer sua humanidade: limites, erros e deficiências. A culpa é um peso e precisa ser liberada para dar lugar ao merecimento. Todos querem reconhecimento. Mas o maior deles é o seu próprio. O sentimento de apropriação à vida chega abrindo espaço para a felicidade. É preciso se auto-apreciar e auto-aprovar. Ter orgulho faz bem na medida certa.
Auto-estima e egoísmo. É fácil confundir. No segundo eu penso somente em mim e posso até passar por cima dos outros para conseguir o que eu quero. Na auto-estima, eu me abasteço para depois olhar para o outro.
A expressão do talento único pode ser posta a serviço da Humanidade. Se você fizer o que gosta no mínimo irradiará alegria, qualidade e dedicação. Combinar sua missão de vida com seu trabalho dá mais sentido à existência. A ausência de auto-estima compromete as realizações. Criar metas, ter objetivos, acreditar neles e fazer por onde concretizá-los é algo valoroso.
Auto-estima é destino. Que imagem você faz de você mesmo? Este auto-conceito vai determinar seu sucesso ou fracasso. O que você pensa de si, vai definir uma atitude diante da vida e os resultados desta ação serão colhidos. Não veja para crer, creia para ver. A incerteza do futuro começa a ser a massa de modelar do presente. A criatividade e autonomia necessitam da sua permissão para acontecer.
Auto-estima é o sistema imunológico da consciência. Não seremos atingidos por situações externas negativas, assim como não ficaremos gripados se a minha resistência está boa. O amor próprio protege.
Pode-se sempre aumentar a auto-estima. Independente se os estímulos que recebeu na infância foram mais de ameaça do que de nutrição emocional, você pode se amparar agora. Quando você parar de se debater e se entregar ao fluxo da vida, aceitando tanto o momento, quanto a si mesmo, algo começará a mudar. A vítima que mora em você se enfraquece e a responsabilidade traz o poder pessoal.
A auto-estima alinha pensamento, emoção e comportamento. Você age de acordo com sua verdade e se torna uma pessoa mais íntegra. E porque nos respeitamos tendemos a tratar os outros com o mesmo respeito. O outro não nos ameaça e por isso podemos amá-lo como amamos a nós mesmos.
Sílvia Rocha julho de 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário