sábado, 2 de maio de 2009

O aqui e agora

O aqui e agora – A chave para a plenitude

A vida se dá “na total presença de si, na concentração sem limite do corpo e do espírito, na plenitude do aqui e agora, em que o instante pode tornar-se eternidade, pois passado e futuro são só sonhos e imaginação, quimera.”- J. Charon

A maioria das neuroses acontece por falta da presença do ser humano no momento presente. Culpas, mágoas, arrependimentos e apegos são responsáveis por esta prisão ao passado e a ansiedade focaliza o futuro. A energia vital deslocada do presente causa desgaste e pode deprimir. A divisão mente e corpo se dá, pois o corpo está sempre no presente e a mente é que viaja no tempo para trás ou para a frente.
É bom planejar o futuro e é muito bom se lembrar do passado, mas sem tirar a vitalidade do presente. Enquanto a mente se distrai pelo tempo, a vida vai passando e a sua qualidade fica comprometida. Nesta neurose existencial, o momento se esvazia desperdiçando tempo e energia.
Para a lógica da mente é difícil trocar a racionalização pela vivência. O apego ao passado ou ao futuro tem a ver com o medo de viver. Esta angústia inicial do medo do novo passa e as infinitas possibilidades aparecem. Existe uma ilusão de que o passado constrói sua identidade pela sua história e de que no futuro tudo vai melhorar, contendo promessas de salvação. Na verdade você pode ser uma pessoa nova a cada momento, independente do seu passado.
Nas neuroses mais graves a pessoa sofre com algo que ocorreu a tempos, punindo-se de uma culpa ou tendo medos fantasiosos. E a expectativa do futuro gera ansiedade roubando a cena do presente.
O passado já passou, o amanhã não chegou, tudo que existe é aqui e agora e hoje é um lugar seguro. O viver a cada dia traz plenitude, satisfação e confiança. A vida acontece no aqui e agora e não no antes ou no depois.

Liberando-se
Enquanto você está pensando na conversa de ontem, no relacionamento que acabou há dois anos atrás, ou idealizando o futuro, o presente está sendo invadido, refletindo no seu estado emocional. Os fatos inacabados permanecem vivos dentro das pessoas e ocupam um espaço que as impedem de viver e de se entregarem ao momento.
Emoções não expressas criam fantasmas, porém sempre é possível atualizá-las. A psicoterapia ajuda a desbloquear as couraças ou travas corporais resolvendo pendências emocionais. Para resolver a culpa, é necessário se auto-perdoar e aceitar que você tem direito de errar. Para as mágoas, perdoar o outro, pois ele também tem direito de errar. Para a ansiedade, trabalhar a confiança. A responsabilidade do seu trabalho interno faz você assumir novamente as rédeas de sua vida.
Massagens, exercícios corporais conscientes, respiração, meditação são alguns recursos para ampliar a presença no agora. A presença é sagrada pois potencializa a sua criatividade. Ninguém consegue resolver uma situação se estiver pensando no ontem. O ruído dos diálogos internos impedem de chegar a serenidade.
A tentativa de controlar os acontecimentos inibe o real poder criativo. O diálogo interno pode ser re-orientado quando observado. A postura de deixar-se fluir com confiança dá as mãos para a aceitação do momento. Fique um tempo sem desejar nenhuma mudança, sem fazer nada, apenas observando-se em silêncio. Quando estiver de posse do presente estará pronto para criar ao invés de reagir.
O agora é o mundo em que vivemos. Amanhã pode ser diferente só depende da sua ação no presente. Quando aprendermos a dirigir a mente, ao invés de sermos dirigidos por ela, a alma fluirá e pelo contato mais íntimo de nossa essência poderemos criar em liberdade o melhor momento para se viver.
Sílvia Rocha (janeiro de 2005)

Nenhum comentário:

Postar um comentário