sexta-feira, 1 de maio de 2009

Feminino e Masculino

FEMININO, MASCULINO E
O CASAMENTO INTERIOR

“Para que o relacionamento de um casal dê certo o homem precisa ser um homem e permanecer um homem e a mulher precisa ser uma mulher e permanecer uma mulher.” - Bert Hellinger

Feminino e masculino são polaridades existentes em todo ser humano. Dependendo da qualidade que existe da relação entre estas partes interiores vai espelhar o relacionamento que a pessoa vai ter com o sexo oposto. Se existe conflito entre estas partes internas, vai existir também a dificuldade na relação com um parceiro. Se uma pessoa está bem casada no seu masculino e feminino interiores, ela vai estar bem e feliz, sozinha ou com um relacionamento amoroso.
A energia feminina traz o cuidado, o acolhimento, a entrega, a esperança, a fluidez das emoções, a suavidade, a criatividade e um pensamento amplo do Todo. A energia masculina traz a ação, a razão, a praticidade, o pensamento detalhista, a assertividade, a exploração de novos territórios desconhecidos.
O masculino na mulher a permite conquistar seu espaço no mundo, desenvolvendo seus talentos, vivenciar sua força, sua capacidade de subsistência, sua auto-confiança.
O feminino no homem o permite expressar suas emoções, ser terno nos relacionamentos, ser cuidadoso com a natureza, ter paciência e intuição, capacidade de sonhar e de abrir o coração.
Um homem vai escolher uma mulher para amar que é o seu espelho do seu lado feminino e a mulher escolhe um homem que é o reflexo do seu masculino, desta forma um casal se sente satisfeito nas suas projeções e identificações com o parceiro. Se você acha que o seu parceiro não está de acordo com você, procure buscar dentro de si a sua auto-imagem e não tente mudar nada no outro. Julgamos e criticamos o outro porque na verdade julgamos e criticamos primeiro a nós mesmos.
Muitas das brigas entre casais se deve à competição, quando os papéis estão misturados e um quer ser melhor que o outro. Uma mulher que é uma profissional bem sucedida no mundo exerce o seu lado masculino facilmente, mas quando se encontrar com seu parceiro pode deixar este lado ser exercido por ele. A menos que o homem seja feminino no relacionamento a mulher poderá ter atitudes masculinas. O equilíbrio está na complementariedade. O fim da guerra entre os sexos está na descoberta da cooperação nos relacionamentos. Feminino e masculino são forças essenciais que não se comparam, e se atraem justamente pela diferença e para juntos serem a totalidade.
A mulher quando está sozinha, sem um relacionamento amoroso encontra a oportunidade de descobrir sua própria força. A ansiedade em encontrar um parceiro faz a carência se colocar na frente do amor. Quando as escolhas são baseadas pelo medo de ficar só ou pela carência, são estes sentimentos que vão permear todo o relacionamento.
A intimidade emocional com alguém acontece quando temos intimidade no nosso próprio coração. Nossas células guardam na mémoria a sensação de ser amado e acolhido, quando entramos em contato com esta sensação a ansiedade desaparece e nos nutrimos com esta lembrança. Podemos aceitar sermos amados e acolhidos e já não precisamos mais encontrar ninguém para preencher esta lacuna. Quando a necessidade desaparece, o ser amado vem na sintonia do seu amor próprio e se torna mais fácil ser feliz no encontro.
Sílvia Rocha (junho de 2005)

Nenhum comentário:

Postar um comentário