sábado, 2 de maio de 2009

Identidade e Integração - homens e mulheres

Identidade e Integração
Sobre homens, mulheres e equilíbrio

“Em muitas aldeias na África, nos dias que as mulheres estão todas reunidas, os homens também se reúnem. Não é uma prática sexista. É só que, por alguma razão, sentimos que a noção clara da diferença é essencial para a união harmônica com o companheiro.”
Sobunfu Somé


Por cinco mil anos de patriarcado, as mulheres viveram à sombra dos homens, sem direitos, sem espaço, sem poderem escolher seu destino. Com a auto-estima ferida, não reconheceram seu próprio poder criativo. Em busca do equilíbrio, o movimento feminista avançou para alargar o espaço feminino de forma agressiva e masculina. A mulher conseguiu ocupar o mesmo lugar do homem na sociedade com um alto custo: sobrecarga de papéis e desequilíbrio nas relações.
Há um século atrás o homem continuava saindo para caçar (trabalhar e ganhar dinheiro para sustentar a família) e a mulher ficava na família e na casa. O homem cuidava da mente e da matéria e a mulher da emoção e do espírito.
Hoje os lares estão vazios, homens e mulheres estão caçando. No tempo que sobra ambos cuidam dos filhos e dos lares.
Se hoje o ser humano busca um casamento interno das energias femininas e masculinas, com a emancipação da mulher, sua energia masculina se exacerbou e os homens deixaram seu “posto” de protetores e provedores.
Como lidar com uma mulher independente? O que esperar de um homem? Que lugar ocupar diante de um homem? Que lugar ocupar diante de uma mulher?
Generalizações irônicas do tipo homem é isto e mulher é aquilo, só fecha para o que poderia ser um campo de surpresas e divertimentos. Não queremos uma guerra entre os sexos, a competição entre seres com qualidades tão distintas só faz perder. Podemos ser diferentes, ter igualdade de direitos e honrar os diversos talentos.
“Na aldeia para que as energias femininas e masculinas possam estar em harmonia, as mulheres e homens precisam se comprometer a trabalhar no equilíbrio de sua energia sexual. Quando uma das duas energias prepondera, torna-se dominadora e pode ameaçar a estabilidade da aldeia.” S. Somé
Competição, guerra, excesso de racionalização, devastação são frutos de um mundo com excesso de masculino. A natureza se equilibra num pulsar de expansão e recolhimento.
O poder compartilhado, a inteligência emocional, o diálogo transparente, a cooperação, o acolhimento das diversidades, a criatividade e a convivencialidade são qualidades femininas requisitadas hoje em muitas organizações.
Em termos planetários, a preservação, a não violência, o desarmamento, e a consciência universal são urgentes num esforço de sobrevivência da espécie humana. O feminino consciente abençoa esta nova era, com sua gentileza, delicadeza e cuidados perenes.
Tanto homens quanto mulheres precisam integrar a energia feminina em si. As mulheres confiando que não serão desvalorizadas porque estão femininas e os homens aprendendo a honrar esta força sutil que dá a vida.
Apesar de homens e mulheres terem ambos, o masculino e o feminino dentro de si, o homem é o maior representante da energia masculina e a mulher é a maior representante da energia feminina.
“Aceitamos a tradição que as mulheres devem trabalhar com as mulheres para construir uma identidade feminina, e que os homens devem trabalhar com os homens para construir uma identidade masculina. Dessa forma, quando um homem e uma mulher se unem, são mais capazes de se relacionarem entre si.” S. Somé
Existe também em nossa cultura um movimento crescente de grupos de mulheres buscando o auto-conhecimento, para equilibrar seus papéis, através do apoio de outras mulheres. Os homens se reúnem numa mesa de bar, ou num campo de futebol, e já existem também grupos frequentes de homens conscientes que trabalham sobre si. A abertura do coração é para ambos os sexos, é para o planeta é uma herança que podemos, se quisermos deixar para as próximas gerações.
Sílvia Rocha (julho de 2004)

Nenhum comentário:

Postar um comentário