sábado, 2 de maio de 2009

CRIATIVIDADE

CRIATIVIDADE
“A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte.” - Ghandi


Acredito que a cura de muitos males psicológicos está na habilidade de criar. A solução já está contida no problema, assim como a flor já está contida na semente. A simplicidade surpreende a todos e ver o óbvio pode ser muitas vezes difícil. A educação emocional tão carente na nossa história é uma lacuna a qual precisamos preencher agora se queremos viver com mais qualidade e com mais firmeza na sabedoria do coração. Fez falta a crença de que o ser humano pode confiar na sua criatividade. Fomos conduzidos a desenhar árvores com caule marrom e copa verde e se mudarmos as cores poderemos nos sentir ameaçados pelos olhos inquisidores dos juízes da normalidade.
Repetição é o que fazemos quando buscamos segurança. Posso voltar num restaurante porque sei que eu gosto do cardápio e do serviço. Também posso buscar o novo quando é o desconhecido e a novidade que me instigam. Há pessoas que tem compulsão pela mudança, são estas que levam a Humanidade a novas descobertas e possibilidades. Há outras que resistem ao menor grau de instabilidade e há ainda os que se adaptam fácil se houver alguma mudança. Querer sempre segurança ou sempre mudança pode vir a criar uma patologia. A alternância gera movimento e portanto energia vital.
O medo é o inimigo primeiro da criação. Para criar é preciso ter coragem e se desapegar de referências anteriores, sair da zona de conforto que é o conhecido e previsível. Questionar o pré-estabelecido dentro de sua própria mente. Ter imaginação é o primeiro passo, pois antes de acontecer concretamente é preciso que haja a idéia.
“Limitações são criadas apenas pela nossa mente” – Provérbio Chinês
As crenças são o veículo que facilitam ou dificultam a criatividade. Quando confundimos crença com verdade absoluta estamos aprisionados pela nossa própria mente. Paradigmas científicos ajudam na interpretação do mundo e muitos dos que antes eram considerados inquestionáveis já foram ultrapassados. O modelo cartesiano de pensamento foi substituído pelo newtoniano e agora mais recentemente pelo quântico. Os modelos mentais servem para organizarmos nossos pensamentos numa direção. São mapas e não o território em si. Quando não nos serve mais podemos reavaliá-los e trocá-los.
Se você acredita que você pode ou se você acredita que você não pode, das duas formas você está correto.
Todos são criativos porque todos já foram crianças. O mundo da fantasia, as brincadeiras e jogos são estimulantes da criatividade. É mais fácil chegar a um pensamentos criativo quando estamos relaxados e até mesmo nos divertindo. Sob estresse é mais difícil inventar soluções. Os insights e inspirações vêm quando não estamos procurando por eles, no banho, dirigindo ou quando não estamos fazendo nada. O chamado ócio criativo. Por isto o clima de uma empresa é tão importante quando se precisa de inovação. Os relacionamentos bem resolvidos fazem a produção deslizar principalmente se o trabalho é feito em equipe.
Nos relacionamentos de casal, a criatividade também é responsável pela criação de um clima de magia e sedução – necessários não só no início como em todo momento da relação, tenha quanto tempo tiver. O equilíbrio entre a segurança emocional e a novidade dá mais sabor aos relacionamentos. A previsibilidade atrapalha. Um relacionamento precisa estar sempre renovando para se manter vivo, ser sempre uma fonte de nutrição emocional, intelectual e espiritual. Ouse surpreender!
Acreditar que seu potencial criativo é ilimitado, é um bom filtro de percepção, pois autoriza a liberdade de sonhar, de transformar o caos em beleza, de buscar saúde dentro das maiores crises, é se permitir curar feridas passadas, é saber viver bem. Experimente ver a vida com novos olhos, coloque-se no lugar do outro para aprender como é seu modelo mental. Mergulhe nas metáforas, escreva poesias, assista exposições, vá ao teatro, ao cinema, faça arte, dance, olhe o horizonte, amplie seu modelo mental. A evolução é natural no ser humano e criar é também se aproximar de nossa divindade interior. É ser o criador.
“O futuro é incerto, mas esta incerteza está no coração da criatividade humana” – Ilya Prigogine

Sílvia Rocha - (maio de 2005)

Nenhum comentário:

Postar um comentário