sábado, 2 de maio de 2009

Motivação e Energia Vital

Auto-Motivação ou
a Arte de conduzir a Energia Vital


Produzimos energia vital constantemente. Apesar disto, dependendo de como cuidamos de nós mesmos podemos estar perdendo ou ganhando energia. A estagnação de energia causada pela falta de motivação leva a depressão. Este conceito sobre energia para os ocidentais é bastante novo, o que leva as pessoas em geral a descuidar desta enorme fonte de vitalidade e saúde.
O que faz a energia estar sempre circulando são atitudes básicas como respirar corretamente, fazer exercícios conscientes, expressar corretamente as emoções, pegar sol, estar atento aos pensamentos. Estes últimos também geram energia e dependendo da qualidade do pensamento será a qualidade da energia.
Temos sete principais centros no nosso corpo por onde a energia vital circula, são centros inteligentes de energia ou chakras, na linguagem oriental:

Centro Básico ou raiz – c1
Ou Muladhara chackra
(períneo, pernas e pés)
base, sobrevivência, realização, concretização, contato com a terra

Centro Lombo-sacro – c2
Ou Svadisthanna
(três dedos abaixo do umbigo e pela lombar e osso sacro)
Movimento, impulso, ação, sexualidade, vitalidade

Centro Vegetativo – c3
Ou Manipura chakra
(na altura do estômago)
discernimento, o que entra e o que sai, emoções de preservação da espécie (raiva, medo, tristeza, alegria), identidade e ego

Centro Cardíaco – c4
Ou Anahata chakra
(na altura do coração, peito, braços e mãos)
o que une, o amor, sentido da vida

Centro Laríngeo – c5
Ou Vishuddha chakra (garganta)
expressão, intelecto, comunicação

Centro Frontal – c6
Ou Ajana chakra (entre as sombrancelhas) visualização, imaginação, foco, direcionamento, visão do que eu quero

Centro Coronário – c7
Ou Sahashara chakra (topo da cabeça) contato com o todo, com o céu, com a missão.


O contato com o Todo (c7) faz ter inspirações de missão e objetivo de vida, levando a uma visão futura (c6) do que se pretende realizar. A expressão (c5) disto no mundo vai ser fortalecida se o caminho tem um coração (c4). O discernimento do caminho (c3) vai facilitar a ação concreta (c2) e a realização deste no mundo (c1).
Há algumas pessoas preocupadas demais com a sobrevivência e esquecendo de se perguntar qual o sentido de sua existência. Há pessoas muito espiritualizadas e com um entendimento amplo de suas vidas, mas com dificuldades de materializar seus sonhos. E outros, com coração guiando suas vidas mas sem compreensão do caminho.
A criança tem maior fluidez de energia em todos os centros. A harmonia e a saúde estão mais presentes. De que você brincava quando era criança? O trabalho para o adulto é pode ser igual ao brinquedo para a criança. Se você usa seus talentos, potenciais e habilidades no seu trabalho seu ser inteiro está envolvido com os resultados. Há maior presença e também emoção naquilo que você faz. O que faz você se mover?
Sua saúde física e emocional depende desta circulação de energia. Se você está bem, sua vida vai estar boa. Então a pesquisa é para dentro. O olhar interno conseguido através da meditação, introspecção e do sentir sua energia vital vai fazer você saber para onde direcioná-la. O poder escolher o que você quer para você, vem quando você tem auto-domínio e se apropria assumindo quem você é.
Auto- motivação é um dos pilares da inteligência emocional. Poder gerir seus estados internos é uma inteligência que leva a sair do estado de vítima dos acontecimentos a um estado mais ativo e responsável no mundo. Sua vida está como você a criou neste exato momento. Se não está satisfeito, mude agora. Se sente dificuldades de fazê-lo, peça ajuda! Saiba aproveitar sua energia!
Sílvia Rocha (abril de 2004)

Nenhum comentário:

Postar um comentário