sábado, 2 de maio de 2009

Saúde emocional

Saúde Emocional
Caminhos para o Bem Estar

“Mentes livres, pensamentos idos,
Semblantes claros, faces serenas.
Tudo o que vem de fora deles
Vem quieto, como as quatro estações”
Chuang Tsé

Quando se pensa em saúde ou doença, logo se associa ao corpo físico. Quando o corpo dói ou adoece, é impossível não assumir a doença. Porém saúde pode ser enxergado como um estado muito mais amplo do que ausência de doenças físicas.
Numa perspectiva holística de saúde, a doença é vista como uma informação de que algo não vai bem. A doença é aceita como uma parte sua que fala e não como um inimigo a ser aniquilado. Ao ouvir a sua mensagem, a integração ocorre e o organismo entra no processo de cura .
Fazendo contato – Conversar com o seu corpo, dando voz à parte ou estado-problema, é entrar em contato profundo com você mesmo e assumir o comando. Por exemplo perguntar: “Porque a sua cabeça dói tanto?” Ela pode responder: “porque estou me preocupando e pensando muito.” Se é o joelho que dói, pode ser falta de flexibilidade na vida. Para cada pessoa, uma resposta. Comece se perguntando o que representa esta parte machucada do seu corpo e qual a emoção que não foi expressa. Convide sua criança interior para participar desta “brincadeira” e se surpreenda com as respostas.
Equilíbrio pela expressão emocional - Não é possível entrar num estado de profunda paz como um yogue meditando se você tem uma raiva guardada e mal resolvida. Antes de querer atingir o nirvana, é bom expressar as emoções adequadamente. Confundir expressão da raiva com desequilíbrio emocional é um equívoco. Estar bem é chorar quando se está triste, procurar proteção quando se está com medo. As emoções passam logo quando bem expressas e o corpo fica livre e preparado para a meditação.
Meditação – Sentado numa posição confortável de pernas cruzadas ou não - deitar pode ser um convite ao sono - num ambiente tranquilo, sem interrupções, a meditação leva à concentração e ao equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual. Há diversas formas de meditar: Meditar respirando, relaxando o corpo, concentrando nos próprios pensamentos ou num ponto como uma chama de uma vela, caminhando ou usando mantras, de olhos abertos ou fechados – todas com a única finalidade de despertar. Se o homem não sabe o que pensa, não sabe o que sente e não sabe o que faz, como pode querer controlar sua vida?
Os índios costumam incentivar as crianças a buscar um espaço sagrado só delas na natureza e permitir que elas passem um bom tempo sozinhas neles. Assim elas crescem podendo pensar por si próprias e saber o que querem sem a interferência de outros.
Visualização – É um processo criativo de criar imagens mentais. Uma idéia pode ser comparada a uma planta de uma casa. Antes de construí-la já se pode ter uma visão de como ela será. A visualização criativa ajuda na cura de doenças. Desenhar a doença e depois o antídoto da doença pode facilitar o processo de imaginação. Ex. Se a dor é vermelha, a cura e o bem estar pode ser verde ou azul, então visualize o local da dor na cor vermelho e vá banhando e pintando de azul várias vezes até expulsar totalmente o vermelho.
Os recursos para o bem estar emocional não acabam aqui. Para uma maior qualidade de vida é bom estar checando hábitos, alimentação, sono, se os relacionamentos estão mais dando prazer do que dor e etc.
Não se contentar em estar apenas saudável fisicamente, mas também querer estar feliz. Saúde é bem estar emocional, mental, físico e espiritual. Saúde é a felicidade da alma.
Sílvia Rocha (agosto de 2003)

Nenhum comentário:

Postar um comentário