sábado, 2 de maio de 2009

10 qualidades nas mulheres de sucesso!

10 qualidades que observei em mulheres de sucesso


Há dez anos atuando como consultora de empresas, realizando treinamentos e desenvolvimento de equipe, tive contato com muitas mulheres em cargos de liderança. Sabemos que as mulheres tiveram que se masculinizar para entrar no mercado de trabalho, mas aquelas que tem maior conexão com seu feminino é que saem na frente! Abaixo algumas qualidades femininas à disposição da mulher para ela se tornar bem sucedida, sem deixar de ser feminina:

1. Visão do todo sem se esquecer das partes. Uma das qualidades femininas que pode ajudar a mulher a se tornar bem sucedida é usar sua visão global. Esta é uma característica essencialmente feminina, olhar para a floresta como um organismo vivo e não apenas a árvore que pode se transformar em madeira. Empresarialmente falando é olhar a organização como um todo interconectado, onde a ação de um vai afetar todo o conjunto. A visão precisa ser em todas as direções. Hoje em dia o poder está nas equipes, está acabando o trabalho individual e solitário. Uma coordenadora de equipe de uma grande corporação, havia ganho este cargo devido a sua competência em administrar suas funções, e continuava respondendo bem às solicitações de sua chefia em tempo quase integral porém a custo de se esquecer de sua equipe que se tornava cada vez mais dispersa e imatura na busca de novos desafios. Olhava para cima mas não olhava para baixo. Esta coordenadora após um treinamento verificou que ao deixar sua equipe de lado, preocupada com as demandas que vinham de cima, não envolvia sua equipe adequadamente – o que poderia ajudá-la a responder mais eficientemente a seu superior. Uma reunião semanal com diálogo e discussão das questões foram suficientes para que o desempenho de sua equipe se multiplicasse e todos inclusive ela, oferecesse melhores resultados a seu superior, o que foi notado rapidamente. Envolver a todos e se importar com cada um de sua equipe foi a chave para o sucesso de seu desempenho.

2. Relacionamento – As mulheres são mestras em criar empatia e é necessáio que seja com todos, desde chefes, subordinados, clientes, colegas, funcionários, etc. E não só com a amiga que pensa da mesma forma. É sentir junto com o outro, mesmo que ele não sinta o mesmo que você. Criar relacionamentos bem sucedidos é a chave para trabalhos em equipe bem sucedidos. Quando você gosta da companhia de alguém, o pensamento flui, as idéias brotam, é motivante estar junto desenvolvendo um projeto. Para obter esta harmonia é importante entender que as pessoas são diferentes e pensam diferentes, assim como sentem diferentemente. Esta multiplicidade pode se transformar em riqueza produtiva se os diversos modelos mentais são incluídos. Divergências são sinônimo de diversidade. Saber aproveitar melhor os talentos da sua equipe é uma qualidade feminina que nasce porque a mulher pode sentir junto.

3. Intuição – este sexto sentido feminino pode ser um grande aliado. Atenção às sincronicidades, aos sinais que vem do inconsciente. As mulheres podem usufruir de um potencial que há muito foi esquecido, a intuição feminina, aquela voz interna que ninguém sabe de onde vem mas que dá uma luz a algumas questões e muitas vezes orienta que caminho seguir. Sem nenhuma explicação lógica ela lhe dirá com confiança e simplicidade: Vá por ali!
Uma consultora interna de uma grande empresa havia sido convidada a trocar de sessão, grande oportunidade de aprender com os mais velhos e sentia que seria um ambiente ótimo e mais confortável de se trabalhar. Porém sua voz interior lhe falava que deveria se manter aonde estava, apesar dos conflitos que deveria administrar com colegas do mesmo setor. Passado um ano sua intuição se confirmara, os resultados de sua pesquisa foram reconhecidamente bem sucedidos e fora convidada a palestrar em muitas conferências e ainda instruir muitas outras equipes, o que não aconteceria se tivesse trocado de setor e ficado em baixo de uma proteção e trocado o foco de seu trabalho.

4. Inteligência emocional - Existe vida humana nas empresas por isto incluir as emoções como uma fonte de energia é bastante inteligente. Foi num grupo de diálogo que promovi que vi uma mulher chorar perante seus colegas de treinamento diante de uma situação que afligia a todos. Ela ali chorou por todos como uma porta voz, trazendo à luz e também ao mesmo tempo a cura daquela ferida. E também foi ela que humildemente mudou seu ponto de vista e o explicitou após ter ouvido a todos em silêncio. Estava convencida de que seu pensamento anterior não contemplava a verdade de todos os envolvidos, ela serenamente se curvou a união de todos os pensamentos, fazendo surgir um novo e mais criativo elemento que seria o cimento de uma construção em conjunto. A satisfação ficou estampada no rosto de todos. Logo percebi que ela era a líder daquele grupo.

5. Criatividade – Não basta ter apenas ótimas idéias, é importante a sensiblidade de qual melhor momento aplicá-las. É da função feminina a arte de criar, gestar e cuidar. A união da imaginação com a ação é a arte da inovação. Mulheres confiantes e criativas tendem a ser uma alavanca para qualquer processo de desenvolvimento.

6.Prontidão – uma líder é aquela que está sempre pronta para servir a sua equipe. Pronta inclusive para correr riscos. As mulheres se envolvem o que dá um sentido muito especial ao seu trabalho. Trabalho se assemelha a missão, por isto podem responder a desafios tão prontamente.

7. Comunicação: Sabem expressar suas idéias, sabem dialogar, ouvir
capta o melhor momento para aparecer e também o melhor momento para se retirar. Sua palavra pode transformar estado negativos em positivos. Frustações em enconrajamentos. A mulher conectada com seu lado feminino pode transmutar situações fazendo uma alquimia, através das palavras criando realidades mais favoráveis para todos.

8. Auto-controle - O presidente de uma grande empresa diz ter promovido a gerente mais calma e centrada, para assessorá-lo. “ Tudo de mais alarmante que apresento, ela simplifica trazendo soluções ao invés de focar no problema e se desesperar, tem uma grande habilidade para diminuir o stress, com isto pensamos mais e melhor”.

9. Auto-estima – uma qualidade feminina admirável nas mulheres de sucesso é seu amor próprio. Elas jamais se esquecem de si mesmas perante a quantidade de trabalho, sabem que se elas se atropelarem vão ficar se devendo e em falta com sua prioridade número um: elas mesmas. Por terem amor próprio se concentram em sua maestria pessoal, não gastam energia com pensamentos negativos, sentimentos de inferioridade ou ações dispersas. Se estas ocorrem apenas não nutrem estes estados. Gostar de si e se auto-admirar é um combustível para estar sempre se auto-superando. E quando erram, porque não são perfeitas, aprendem com o erro e se perdoam.

10. Espiritualidade – As mulheres que convivi mais cheias de classe foram aquelas que tinham uma postura ética primeiramente consigo mesmas e depois com os outros. Não se envolviam com questões de fofocas ou outros enredos egóicos tão humanamente encontráveis. Suas mentes estavam focando mais alto. Problemas mais globais como Responsabilidade social, Ecologia, Fome, Miséria, etc. Normalmente eram mulheres que se voltavam para si mesmas buscando auto-conhecimento e que tinham na espiritualidade uma grande força para se lançarem a resoluções desafiantes. Sabiam que tudo está em conexão com o Todo maior e que podiam ser um canal de transformação.

Sílvia Rocha - (junho de 2007)

Um comentário:

  1. Parabéns Sílvia!
    Adorei o artigo!
    Não deixe de visitar o meu blog focado em uma escritora luso-canadense e em assuntos sobre espiritualidade e comportamento. www.lisaannefurtado.blogspot.com
    Bjs,
    Thereza

    ResponderExcluir