sexta-feira, 1 de maio de 2009

Intuição - A Voz do coração

Intuição
A Voz do Coração


“Ela simplesmente sabia. Não havia um motivo que justificasse, um pensamento que explicasse, algo físico e visível que mostrasse. Ela somente ouvia sua voz interior. Para além das emoções fisiológicas ou vegetativas, o estado de equilíbrio e a certeza interna confirmava. Não precisava convencer ninguém, nem tão pouco precisava de aprovação. Ela simplesmente sabia.”
A intuição segundo Jung é uma função natural do ser humano como é o pensamento, o sentimento ou a sensação. Enquanto a sensação baseia-se nos sentidos, a intuição capta aquilo que não está presente, é a percepção através do inconsciente. Vê o que não existe aqui e agora, encontra novas possibilidades. A intuição é um processo ativo e criativo, com visão e imaginação. Uma sabedoria inconsciente que não vem de nenhum órgão específico.
E então podemos confiar? Hoje sabe-se que até a ciência não está salva da neutralidade antes afirmada. O observador interage com seu objeto de estudo e seu olhar sobre ele é comprometido de todas as suas crenças, histórias e motivações pessoais. A intuição pode ser um guia neste mundo onde as previsões estão cada vez menos possíveis devido às mudanças cada vez mais rápidas. Os cenários futuros tem mais a ver com nossa capacidade de imaginação do que de nossa previsão lógica e dedutiva da ordem dos fatos.
Para ter intuição é necessário abertura. Para mente dos puramente racionais, a intuição se aproxima da loucura porque não tem lógica e nem sensatez. Para os intuitivos a razão resseca a realidade, dribla o que pode ser o real sentido, na aridez de uma visão pouco poética.
A intuição é irmã da emoção e prima da criatividade. Todas são funções do hemisfério direito cerebral. Para ter intuição há que distrair a mente racional e se acostumar com momentos de silêncio, parando a tagarelice mental. Temos intuição quando menos prevemos, pois ela é um processo que ocorre mais quando estamos relaxados do que quando estamos querendo induzí-la. Mas podemos treiná-la, para que ela possa aumentar em nossas vidas.
Para quê?
Ao invés de ficar buscando respostas fora de si ou esperando recebê-la de outra pessoa, a intuição pode ser o contato mais profundo com seu mestre interior ou eu superior. A confiança em si aumenta. Não é que você não precise ou deva receber ajuda de alguém. O melhor terapeuta é aquele que facilita com que a pessoa encontre seus próprios recursos e acione o seu curador interno, fortalecendo a sua responsabilidade de melhora.
A fé incentiva um estado de crença no invisível em algo que ainda não existe, mas porque se acredita acaba se tornando real. Não por nenhuma mágica, mas por nosso poder criativo tão forte e tão desconhecido. Porque há sempre coisas que você não sabe que sabe.
Pessoas muito intuitivas sentem dificuldades de lidar com o mundo prático, vivem na imaginação e constantemente esquecem pertences, perdem-se facilmente nas ruas, parecem distrair-se com facilidade, mas na verdade estão muito ocupados com seus mundos internos e suas suposições. Conjugar intuição com a sensação traz um fio terra até para poder colocar em prática suas inspirações.
Além disso é sempre importante checar com a realidade se a intuição confere com o mundo real. Os menos avisados podem confundir intuição com julgamento que é racional e até mesmo projetivo – ver no outro ou no mundo algo que acontece somente dentro dele.
Através do auto-conhecimento pode-se discernir entre os pensamentos e sentimentos e abrir espaço para a verdadeira linguagem do coração: a intuição.

Como desenvolvê-la?
- Brinque, perca a seriedade
- Faça arte, aprecie arte
- Envolva-se com a música, não somente a escute
- Perca seu tempo, não planeje ou crie estratégias, flua
- Desenrole-se de melodramas, simplifique
- Mude seu caminho
- Filosofe, invente teorias, fale através de metáforas, ouça estórias
- Dê asas à imaginação, desenhe, pinte, cante, dance
- Passeie na natureza e conecte-se com seus movimentos
- Crie sua sintonia com o cosmos – medite
- Olhe para o fogo e se deixe hipnotizar
- Conte seus sonhos e relaxe antes de dormir
Sílvia Rocha (novembro de 2004)

Um comentário:

  1. Adorei! A intuição pode ser uma preciosa aliada da razão -- até arrisco dizer q, sem uma intuição certeira, a razão emburrece rs.
    bjo!
    Tetê

    ResponderExcluir